Subscreve grátis a newsletter deHomem

5 mal entendidos de quando começas treinar

treinar calistenia

Uns mais que outros, todos temos expectativas quando pensamos nos inscrever num ginásio ou começar a exercitar em casa. Uma espécie de mitos em que acreditamos e quando realmente começamos percebemos que não passam de mal entendidos. Vou-te dizer quais são alguns deles neste post.

Chuva de mulheres

Quando começas a treinar e meter fotos no ginásio ou a mostrar os músculos e achas que vão começar a chover DM’s de raparigas no teu Instagram, estás muito provavelmente enganado.

Até e mais ao contrário. É bem provável que comeces a receber mensagens de outros homens a perguntar quantas vezes treinas, qual é o teu plano de treino, o que é que tomas, há quanto tempo, etc.

Por isso desengana-te. A realidade é esta, se as tuas expectativas são essas e se o teu principal foco for esse, aviso-te já que escusas de te inscrever no ginásio e gastar dinheiro em equipamento e suplementos, pois quando perceberes que estavas errado em relação a isso, vais acabar por desistir. E nem sequer devia ser esse o teu principal motivo em primeiro lugar. O objetivo é focares-te em ti. Fazeres isso por ti, porque isso é que é atraente para as mulheres.
Vê aqui Como Falar com Mulheres se esse é o teu objetivo.

Quanto mais peso melhor

Isto não podia estar mais errado. E por isso é que não deves nunca começar num ginásio a pensar que vais treinar como o este ou aquele que viste no instagram. Por isso é que deves sempre consultar um PT, ou até treinar com um, se os teus objetivos forem mais específicos.

Cada pessoa é uma pessoa, tu não és igual a ninguém. E tu não sabes há quantos anos essas pessoas treinam ou quão desenvolvidos estão, nem sabes os objetivos que têm. Se o teu objetivo é perder peso não vais fazer o mesmo treino de alguém que queira ganhar peso. Ou se o teu objetivo for ficar definido não podes fazer o mesmo treino de alguém que só queira ganhar mais resistência e ser mais saudável.

Ao sobrecarregar nos pesos, provavelmente vais estar a fazer mal os exercícios, e não vais trabalhar os músculos devidamente, ou vais estar com uma postura incorreta. Na pior das hipóteses podes-te magoar a sério. Por isso muito cuidado, e nunca te deixes influenciar por quem já treine há mais tempo e te esteja a chamar de frango porque pegas em pouco peso. Eles também já foram frangos. E se tiveres disciplina suficiente e fores consistente, em breve consegues fazer treinos mais pesados como eles.

E além do mais existem treinos bem completos e funcionais que usam muito poucos ou nenhuns pesos além do peso do corpo, por exemplo CrossFit e Calistenia.

3 meses chegam

Todos os anos vemos os conhecidos “bodybuilders de época” que se inscrevem no ginásio em Março para ficarem fit para o verão. Isto não podia estar mais errado também.

Eu tive um PT que me disse uma vez que o nosso organismo precisa de entre 3 a 6 meses apenas para se habituar aos treinos. São nesses meses que devemos manter a consistência para que o nosso corpo se habitue ao facto de estarmos realmente a treinar. E durante esse tempo os resultados podem ser os mais variados, tanto como podem nem sequer haver resultados em alguns casos, dependendo da consistência dos treinos e, claro, do plano de treino.

Só treinar e está bom

Isto acho que já não é tao mal entendido assim. Mas seja qual for o objetivo que tenhas para começar a treinar (a nível estético, ganhar força ou ser simplesmente mais saudável), não se constrói só com treino, nem só com alimentação, nem tao pouco só com descanso. É preciso um equilíbrio entre os 3.

Não ganhas massa muscular só a treinar se não tiveres uma alimentação adequada, e o músculo não se desenvolve durante o treino, mas sim durante o descanso. Pode precisar de até 48h de repouso, por isso é que não deves treinar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos.

“Fazer um treininho de vez em quando”

Não faças. Não percas o teu tempo nem a tua energia sequer. Se achas que treinar esta semana na segunda e terça, na próxima semana treinar todos os dias e na semana seguinte treinar terça e sexta, então não percas tempo.

Para obter resultados precisas de ser consistente. E isto não quer dizer que tenhas de te tornar um obcecado e viver para aquilo, nem tao pouco precisas de treinar todos os dias. Podes fazê-lo 3 dias por semana (menos que isso também não recomendo), desde que tenhas isso planeado, o faças sempre nos mesmos dias, tenhas sempre os mesmos dias de descanso e não faltes a nenhum treino, tudo bem. É óbvio que assim vais obter resultados diferentes do que se treinares todos os dias ou duas vezes por dia.

O ideal será sempre, como já falei em cima, pedires a um profissional da área para te aconselhar e fazer um plano, consoante a tua disponibilidade e objetivos, e seguires isso à risca.

Agora que já sabes 5 mal entendidos de quando começas treinar subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

banho água fria

Benefícios do banho de água fria

O banho de água fria pode impactar positivamente a tua saúde física, mental e emocional. Neste artigo vou-te falar sobre como este hábito tem mudado completamente os meus dias desde

LER MAIS »
arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
dormir melhor

Como dormir melhor

Descansar bem o corpo e a mente é um dos três principais fatores para um estio de vida controlado e saudável, física e mentalmente. Vacilar na hora de dormir pode

LER MAIS »
Scroll to Top