Subscreve grátis a newsletter deHomem

Aprende isto antes dos 30 (pt2): Arrisca mais

viajar sozinho

Este post faz parte da sequência de artigos sobre coisas que deves aprender antes dos 30 anos. Se ainda não viste o anterior clica aqui.
Como homem, eu acredito sinceramente que se tu conseguires melhorar estas coisas ainda novo, aumentas significativamente a probabilidade de te tornar mais bem-sucedido. Eu estou a falar por experiência própria, porque quando comecei a aplicar algumas destas coisas, notei como elas tiveram um impacto benéfico na minha vida.
A segunda coisa que precisas de saber:

Arrisca mais

Eu gosto de dizer que se estás assustado, provavelmente estás no caminho certo.

Agora, deixa-me clarificar porque às vezes as pessoas podem entender mal as coisas. Se tu sabes que alguma coisa te vai prejudicar, como usar drogas ou fazer algo estúpido, obviamente que é o caminho errado. Mas o que estou a dizer é quando estás a fazer uma aposta na vida.
Por exemplo, se és médico, mas queres mudar de carreira e tens aquele pressentimento de que estás a dar um passo arriscado ou se estás a deixar o teu trabalho das 9h às 5h para começar o teu próprio negócio e estás a investir os últimos mil euros da tua conta bancária. Estou a falar desse tipo de medo. Em que ficas um pouco preocupado em tomar essa decisão. Ou porque não conheces ninguém que tenha feito isso, ou nunca o fizeste antes e não tens ideia do que está do outro lado da parede. É esse o caminho certo que deves seguir.

Quanto mais jovem fores, mais riscos deves assumir. Se, por exemplo, és um rapaz jovem de 20 ou 25 anos e eu te perguntar qual foi a última coisa que te assustou de verdade, a última coisa que te deu um nó no estômago, e tu não souberes responder, significa que tens passado pela vida sem fazer nada de útil.

E tal como falei no post anterior, em que falo de disciplina, podes começar a fazer isto mesmo nas pequenas coisas, antes de fazeres grandes investimentos. Por exemplo, podes abordar aquela rapariga gira no ginásio que já pensaste nisso 20 vezes, mas estás com medo. Tens aquele nó na barriga e não sabes o que vai acontecer se o fizeres. Prometo-te que quanto mais te acostumares a este medo, mais bem sucedido vais ser.
E aqui está a verdade nua e crua: vais falhar 98% das vezes. Eu falho quase sempre. Sinto que tenho quase sempre azar. Mas há aquele 2% em que acerto, aquele 2% que compensa tudo o resto. Nunca vais chegar ao outro lado se estás sempre com medo do que está lá.

Muitas pessoas têm medo, têm medo de falhar. Eu simplesmente me habituei a isso, a esse medo. Já ouvi ou li uma citação algures que colocou tudo em perspetiva. Basicamente, diz que se ganhares, podes liderar; se perderes, podes guiar. Ou seja, se perderes, podes guiar-te a ti próprio para saberes o que não fazer e guiar outras pessoas. Só tens a ganhar com arriscar.

Por isso não tenhas medo. Não tenhas medo de ir falar com aquela rapariga, nem de fazer aquela viagem sozinho, de começar o teu negócio ou candidatar a um novo emprego, ou até imigrar, mesmo que aches que não vais conseguir. Se não arriscares nunca vais saber, e vais ser sempre o mesmo. Nunca vais sair do sítio, não vais evoluir. Para não falar da bagagem que essas coisas te trazem, a aprendizagem e as historias que ficam para contar mais tarde, más experiencias dão sempre boas histórias. Então arrisca.

Vê também:
Aprende isto antes dos 30 (pt1): Disciplina nas pequenas coisas

Agora que já sabes Aprende isto antes dos 30 (pt2): Arrisca mais subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

banho água fria

Benefícios do banho de água fria

O banho de água fria pode impactar positivamente a tua saúde física, mental e emocional. Neste artigo vou-te falar sobre como este hábito tem mudado completamente os meus dias desde

LER MAIS »
arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
dormir melhor

Como dormir melhor

Descansar bem o corpo e a mente é um dos três principais fatores para um estio de vida controlado e saudável, física e mentalmente. Vacilar na hora de dormir pode

LER MAIS »
Scroll to Top