Subscreve grátis a newsletter deHomem

Benefícios do banho de água fria

banho água fria

O banho de água fria pode impactar positivamente a tua saúde física, mental e emocional. Neste artigo vou-te falar sobre como este hábito tem mudado completamente os meus dias desde há uns tempos para cá e como tem influenciado a minha masculinidade, disciplina, beleza, saúde e bem-estar geral.

No final vou-te dizer algo importante que eu acho que deves ler, mas para já vamos aos benefícios:

Saúde

Quando tomas banho de água fria o teu corpo sente uma quebra de temperatura repentina e tem uma necessidade de tentar restabelecer a temperatura corporal. Então começa a bombear uma maior quantidade de sangue para o corpo para o aquecer, e isso na prática é quase como fazeres um “treino” ao teu sistema cardiovascular.

A exposição ao frio também estimula a produção das células de defesa, ou seja, fortalece o teu sistema imunológico, tornando-te mais resistente a constipações, gripes e outras doenças.

Uma vez que começas a tomar banho de água fria diariamente, o teu corpo também começa a ganhar resistência ao frio, que ajuda bastante no inverno a não andares sempre a tremer quando sais à rua.

Fertilidade

A temperatura elevada pode afetar negativamente a produção de esperma e a sua qualidade. Portanto, tomar banho de água fria ajuda-te a manter a temperatura do corpo na faixa ideal para a produção de esperma saudável, contribuindo para a tua fertilidade. Mas isto porque? Alguns estudos sugerem que exposições curtas e regulares à água fria podem estimular a produção de testosterona, a hormona sexual masculina. A testosterona desempenha um papel importante na saúde geral dos homens, incluindo a massa muscular, densidade óssea e função sexual. Vê aqui outras dicas para estimular a produção de testosterona naturalmente.

Se fizeres isto diariamente, com certeza que além de seres mais fértil, vai fazer com que sejas fértil durante mais anos.

Níveis de Energia e Bem-Estar em Geral

A água fria estimula o sistema nervoso, aumentando o estado de alerta e a energia. Isso pode ser especialmente benéfico de manhã, porque ajuda a revigorar o organismo, proporcionando uma sensação de alerta e disposição para enfrentares o teu dia. E de certeza que já viste atletas profissionais a meterem-se em banheiras de água gelada, certo? Isso é porque após atividades físicas intensas, a água fria acelera a recuperação. Ajuda a aliviar a dor reduzindo a inflamação, não só muscular, mas também nas articulações.

Pele e Pelos

Como já falei em cima, a água fria estimula a circulação sanguínea, e isso ajuda a melhorar o aspeto geral e a saúde da pele, deixando uma pele mais brilhante e radiante.

Além disso, diminui a produção de sebo pela pele. Faz com que os poros da pele se fechem e previne o entupimento dos mesmos e ajuda a controlar o a oleosidade da pele, reduzindo assim a ocorrência de acne e pontos negros. Tudo isto te deixa a pele com um aspeto mais suave e uniforme.

Quanto aos pelos e cabelo, a água fria estimula o crescimento capilar, aumentando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e fornecendo nutrientes essenciais aos folículos. Isso resulta num crescimento mais saudável e vigoroso dos cabelos. Além disso, a água fria ajuda a selar as cutículas dos cabelos, deixando-os com mais brilho e reduzindo o frizz.

Mente

Estes são os principais motivos pelos quais comecei a tomar banho de água fria.

Tomar um banho de água fria proporciona-te uma sensação de clareza mental, ou seja, uma mente mais nítida e alerta. Isso acontece porque a água fria estimula o sistema nervoso, desperta-te o cérebro e aumenta o teu estado de alerta. Com a mente mais clara, é mais fácil concentrares-te em tarefas, tomar decisões e, basicamente, a teres um pensamento mais organizado.

Isto também aumenta a tua velocidade de resposta de adaptação e aumenta a produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, como a noradrenalina. Isso ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

Para não falar de que é uma experiência revigorante, que te desperta os sentidos e proporciona-te uma sensação de renovação. Essa sensação de renovação está relacionada ao aumento da circulação sanguínea e à estimulação do sistema nervoso.


Bônus: A Sensação

Além de todos os benefícios mencionados, o banho de água fria proporciona uma sensação única de cumprimento. Ao enfrentar o desconforto do frio logo no início do dia, desenvolves disciplina e resiliência, o que te torna mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia. Essa sensação de conquista e fortalecimento interior faz com que te sintas imbatível, prontos para enfrentar qualquer obstáculo que possa surgir, aumentando nossa autoestima e confiança.


O meu testemunho

Já conheces a maior parte dos benefícios, em teoria, mas agora vamos à parte difícil, que é faze-lo realmente e implementar esta prática na tua vida. Para te convencer vou-te deixar aqui o meu testemunho.

Eu já há anos que ouço falar desta prática e sempre disse que não era para mim. Eu sou um homem friorento. Sou homem de passar uma tarde na praia com +30°C e não ir ao mar se a água tiver muito fria. Até que um dia meti na cabeça que não me podia deixar intimidar por uma coisa tão simples como água fria e nem me dei oportunidade de pensar, comecei só.

É uma prática que custa sempre. E não, não te habituas ao longo do tempo. Água fria vai ser sempre água fria. Vai custar sempre, e por isso é que é tão bom. Se fosse algo que te habituasses com o tempo, ia deixar de ser um desafio, e uma das vantagens principais é tu começares logo o dia a desafiares-te e completar esse desafio. Ao te desafiares e superar as adversidades logo de manhã, estás a construir uma mentalidade de sucesso que te vai acompanhar ao longo do dia.

Outra coisa que achei impressionante é a sensação de confiança que te dá. Não fazia ideia da magnitude disto. Acordar e “sofrer” logo de manha, deixa-te pronto para o resto do dia, é como se mais nada te pudesse abalar. Até porque tu sabes que isto não é para qualquer um. Qualquer pessoa fraca desiste nos primeiros segundos, tu ao completares isto dia após dia, vais te sentir mais capaz que 99% das pessoas.

Não consigo descrever isto melhor, tens de experimentar por ti. Mas não desistas. Aceita a água fria, controla a respiração e aguenta o máximo que conseguires. Faz isto mesmo que não estejas no “mood”, tens de ter disciplina e não falhar um único dia. Experimenta e vê o potencial que despertas em ti. Depois agradeces.

Agora que já sabes Benefícios do banho de água fria subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

brad pitt atraente

Dicas para uma pele mais atraente

Ou porque queres atrair uma rapariga, ou porque tens uma reunião de negócios, ou porque vais a uma entrevista de emprego, ou simplesmente porque queres-te sentir mais confiante, são vários

LER MAIS »
arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
dormir melhor

Como dormir melhor

Descansar bem o corpo e a mente é um dos três principais fatores para um estio de vida controlado e saudável, física e mentalmente. Vacilar na hora de dormir pode

LER MAIS »
Scroll to Top