Subscreve grátis a newsletter deHomem

Como aprender a estar sozinho (pt2): Dicas

sozinho

Cada vez mais acho que, nos dias que correm e as novas gerações, sabem menos estar sozinhas, ter um programa que não precisam da companhia de ninguém para o fazer. Se tu estás nessa situação então precisas de aprender a estar sozinho. Existem alguns truques que podem ajudar a aprender a estar sozinho que me ajudaram a mim.

Se não viste as vantagens na parte um, aconselho a veres: Como aprender a estar sozinho (pt1): Vantagens

Foca-te em algo

Tens alguma ideia de negócio em mente ou algum projeto? Então pesquisa sobre isso, vê a viabilidade do projeto, desenvolve um plano e foca-te em fazer isso acontecer.

Ou se calhar tens o objetivo de perder peso ou criar massa muscular. Para isso, isola-te, foca-te em manter uma boa alimentação e em fazer exercício físico até alcançares o teu objetivo.

Caso aches que precisas de melhorar algum traço da tua personalidade, quando estás sozinho é a altura ideal para pensares sobre o assunto. Reflete o que é que tens de errado na tua personalidade ou o que é que gostavas de melhorar e elabora um plano prático de o que é que precisas de fazer para melhora-lo. E segue o plano! Podes ver aqui traços psicológicos importantes que devias melhorar em ti: 4 traços psicológicos que te deixam mais atraente

Ouve podcasts

Isto foi um ponto crucial para mim. Quando comecei a querer passar tempo sozinho, tinha muitas vezes a tentação de querer estar com alguém, e uma forma de eu perder essa tentação era ouvir podcasts. Preferência por podcasts em que é só alguém a falar sozinho, e não entrevistas ou conversas entre vários membros. Também ajuda a distrair, certo, mas um podcast de alguém a falar sozinho, dá-te uma ilusão de que está a falar diretamente para ti, enquanto num podcast de conversa ou entrevista, ficas a ouvir o que estão a dizer mas continuas a sentir-te de fora. Isto é só como eu me sentia, mas tu podes te sentir diferente.

Mas é um grande programa para fazer sozinho, uma caminhada ou fazer alguma tarefa chata a ouvir um podcast.

Entretém-te

O ideal para um momento de introspeção é só estar sozinho em algum lado, sem ouvir nada sem fazer nada, só a pensar. Mas nem sempre tem de ser assim e também te podes divertir sozinho. Arranja algo para te entreteres ou para aprender. Como sentar num banco de jardim a ler um livro, nos dias de chuva podes só ficar no youtube, ou a ver algum documentário.

Ler o nosso blog pode ser uma boa maneira de te entreteres e aprender algo ao mesmo tempo.

Tarefas chatas

Até as tarefas chatas podem ser interessantes quando não há mais nada para fazer. Tarefas que precisas de fazer há algum tempo. Eu tenho uma lista de tarefas diárias que tenho de cumprir, mas além dessa, tenho uma lista de tarefas chatas para fazer nos tempos mortos. Quando tiveres sozinho vais a essa lista de tarefas e começas a fazê-las. Como arrumar aquela gaveta da tralha ou uma dispensa, lavar o carro, fazer aquela revisão ao armário e procurar as roupas que já não servem ou que não usas e separá-las para doar, etc…

Hobbies

Não é segredo que os hobbies são a maneira mais cliché de passar tempo sozinho, mas a verdade é que ajudam. Tratar de um jardim, bushcraft, bricolagem, cozinha, pesca, aprender um instrumento… são infinitas as possibilidades de hobbies que podes fazer sozinho, e aprender com eles. E acredita em mim, quando ganhares gosto a um hobbie, tu só vais querer é estar a faze-lo, sozinho. Os teus amigos é que vão ter de te ligar para estares com eles.


Dica: Procura não criar vícios.

Quando estás habituado a estar sempre com pessoas a tua volta e és forçado a estar sozinho por algum motivo, ou simplesmente queres aprender a estar sozinho, é normal sentires falta de algo. E é normal sentires necessidade de preencher esse vazio com prazeres rápidos e fáceis. Como fazer compras, jogo, redes sociais, etc. que facilmente acabas viciado. Isso é o caminho fácil e é o que queres evitar a todo o custo.

Aprender a estar sozinho pode ser um processo complicado e faz parte do processo sentir-te mais em baixo e isolado, até que aprendas a sentir-te bem com isso. Não queiras acelerar o processo. Não caias nessa tentação e limita-te apenas a fazer coisas que te façam bem a longo prazo, como os exemplos que falei em cima.

Aproveita o tempo sozinho para aprender e melhorar como pessoa. Assim não só ficas alguém melhor, mais atraente, como ganhas conhecimento, e vais ver que esse tempo que estás sozinho vai custando menos a passar, porque aprendeste a estar sozinho, e gostas da tua própria companhia. 

Agora que já sabes Como aprender a estar sozinho (pt2): Dicas subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

banho água fria

Benefícios do banho de água fria

O banho de água fria pode impactar positivamente a tua saúde física, mental e emocional. Neste artigo vou-te falar sobre como este hábito tem mudado completamente os meus dias desde

LER MAIS »
arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
dormir melhor

Como dormir melhor

Descansar bem o corpo e a mente é um dos três principais fatores para um estio de vida controlado e saudável, física e mentalmente. Vacilar na hora de dormir pode

LER MAIS »
Scroll to Top