Subscreve grátis a newsletter deHomem

Como aprender a estar sozinho (pt1): Vantagens

tommy shelby sozinho

Estar sozinho é algo que, em alguma altura da vida, todos temos de passar. Há muitas opiniões e sentimentos mistos sobre isto, uns adoram, outros não conseguem… eu pessoalmente adoro, e acho essencial para a minha sanidade mental. Porque? Bem, são inúmeras as vantagens.

Não ficar frustrado

Imagina que marcaste um almoço com alguém que a última da hora não pode ir. Vais ficar sem almoçar, ou vais almoçar frustrado e deixar que isso te afete o resto do dia? Não pode ser. Se souberes estar sozinho vais simplesmente almoçar sozinho e ficar bem com isso. Vais ter muito menos desses dias, que ficas frustrado e a sentir-te solitário porque desmarcaram um plano à ultima da hora, e começar a ter mais dias positivos porque aprendeste a não ficar chateado com o que não controlas.

Autoestima

Acho que isto é obvio. Se não te deixas influenciar por ninguém, se não precisas de ninguém para matar tempo, se te sentes bem contigo, muito pouca coisa te vai baixar a autoestima. Não muito mais a dizer sobre este tópico.

Não ser influenciado

Quando não sabes estar sozinho acabas por ser muitas vezes influenciado. Se tu queres ir fazer uma caminhada ou ir ao ginásio e os teus amigos querem estar no café, tu vais acabar por ir para o café com eles, que não era o que realmente querias. Como se dependesses deles para ir caminhar ou ir ao ginásio.

E outra coisa, quando passamos todo o nosso tempo acompanhado, perdemos a nossa essência. Será que gostamos mesmo de ir para o café? Ou de ir a discotecas? Será que gostamos mesmo deste estilo de musica? Ou será que simplesmente vamos porque estamos influenciados. Porque é o que toda a gente faz, e nós temos medo de “não ser normal”. Isso levou-me anos a descobrir. Mas quando aprenderes a estar sozinho, e gostares disso, vais ver quem realmente és, longe das influencias.

Falar sozinho

Isto pode soar estranho, ou não, para ti, mas para mim é das principais vantagens. É quando estou a falar comigo próprio em voz alta. Pareço maluco? Mas é nesses momentos que eu consigo clarificar alguns aspetos da minha vida e formar opiniões sobre certos assuntos. É mais fácil pensar sozinho do que acompanhado. Ganhas uma autoconsciência, ao pensar fundo e falar sozinho.

Não depender de ninguém

Esta sim é a principal vantagem. Poderes fazer o que gostas ou o que te apetece no momento, mesmo que desmarquem os planos contigo, ou não tenhas companhia. Vai tu. Não precisas de ninguém. Eu acredito que toda a gente deve ser individual e independente, serem capazes de pensar e agir por si próprios. Nunca verás um homem sigma a estar sempre rodeado de pessoas. Tu precisas de tempo sozinho, precisas de te descobrir, enfrentar-te, gostar da tua própria companhia.

Se não estás bem contigo próprio, não vais estar bem com mais ninguém.


Na parte dois tens dicas que te vão ajudar a aprender a estar sozinho: Como aprender a estar sozinho (pt2): Dicas

Agora que já sabes Como aprender a estar sozinho (pt1): Vantagens subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

banho água fria

Benefícios do banho de água fria

O banho de água fria pode impactar positivamente a tua saúde física, mental e emocional. Neste artigo vou-te falar sobre como este hábito tem mudado completamente os meus dias desde

LER MAIS »
arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
dormir melhor

Como dormir melhor

Descansar bem o corpo e a mente é um dos três principais fatores para um estio de vida controlado e saudável, física e mentalmente. Vacilar na hora de dormir pode

LER MAIS »
Scroll to Top