Subscreve grátis a newsletter deHomem

Como deves gerir o teu dinheiro

dinheiro

Eu falei no post anterior (Para de arruinar a tua vida aos 25) que te ia ensinar um pouco de gestão financeira, e isto é uma skill que todos os homens precisam de dominar. Bem, não sou nenhum consultor financeiro, nem perto disso, mas isto é algo que sempre foi do meu interesse e portanto acho que posso dizer o que acho ser o melhor.

Atenção, o dinheiro é teu e fazes com ele o que bem entenderes, isto é só o meu ponto de vista e o que eu acho fazer mais sentido.

50/30/20

Este sistema de gestão financeira é o equilíbrio que eu acho fazer mais sentido para a maioria das pessoas no mundo. Passo a explicar: Pega no teu salário e tiras 50% para as despesas, 30% para a tua vida e 20% para poupanças.

50

Os 50% das despesas servem para pagares as tuas despesas fixas obrigatórias. O básico e essencial. Caso tenhas um crédito para pagar, alojamento, comida, podes incluir o ginásio aqui, podes incluir os teus cremes faciais ou produtos para a barba e cabelo, etc.. tudo o que seja dinheiro que tem de sair todos os meses, despesas fixas, devem ser pagas com apenas 50% do teu salário.

Caso 50% do teu salário não chegue para o básico e essencial, das duas uma:

• Ou estás a gastar demasiado, e ter um nível de vida demasiado alto para o teu salário, e deves cortar aí, diga-se, ter uma vida mais simples, ou

• estás a ganhar mesmo pouco dinheiro, e neste caso, não sei do que estás a espera para arranjar outra fonte de rendimento. Um part-time, um pequeno negócio, qualquer coisa que complemente o teu salário.

30

Aqui vais incluir tudo o que seja a tua vida social e compras. Roupas, aquele jantar fora com um amigo, combustível, um telemóvel que decidas comprar ou outros gadget’s, uma viagem, etc..

E aqui, como é óbvio, a maior parte das pessoas não consegue comprar um telemóvel ou pagar uma viagem com 30% de um salário. Mas podes sempre não gastar os 30% na totalidade todos os meses, e podes juntar para esse objetivo.

Mas o dinheiro para este efeito não pode nunca sair dos 20% das poupanças, que vou falar a seguir.

20

Este sim é o dinheiro das poupanças. Dinheiro que não podes mexer. Este dinheiro é a almofada que te vai amparar duma queda caso algo corra mal na tua vida. Nunca uses este dinheiro para mais nada que não uma emergência.

Mas, não quer dizer que tenhas de poupar 20% do teu salário para sempre.

Imagina que tens 10mil euros nas poupanças. Se levas um estilo de vida básico, 10mil euros é o suficiente para comprares um carro em segunda mão caso precises de trocar de carro com urgência, é suficiente para aguentares uns meses casos percas o emprego até arranjares outro, etc…

Quando sentires que já tens uma almofada boa, podes começar a pensar em investir 20% todos os meses, ou se não souberes onde investir já podes sempre juntar para quando surgir uma boa oportunidade de negócio, teres capital para investir sem precisares de mexer na tua almofada (e ficar desamparado).

Exceções à regra

Claro que isto é só uma dica teórica, existem exceções. Mas isso não quer dizer que não devas tentar seguir ao máximo.

Mas vamos supor que recebes o salário mínimo nacional (aproximadamente 700€ líquidos mensais em 2023). Se calhar tens de fazer um ajuste nos números para sobreviver, por exemplo, cortar nos jantares fora e nas compras superficiais e em vez de fazer 50/30/20 fazer 60/20/20.

Ou imagina que ganhas 5000€ líquidos mensais. Nesse caso se calhar consegues fazer algo do género 40/30/30.

Tudo depende do teu estilo de vida, das tuas necessidades e do teu rendimento. O que tu tens de fazer é ajustar os teus gastos de forma a que consigas fazer esta separação em 3.

Existem outras dicas que vou explorar melhor noutros posts, como erros que cometes que arruínam as tuas finanças, ou como deves fazer tracking das tuas despesas para rentabilizar melhor os teus ganhos e gastos. Certifica-te que subscreveste a newsletter deHomem grátis para estares a par das melhores dicas sobre gestão financeira e outras.

Agora que já sabes Como deves gerir o teu dinheiro subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
Scroll to Top