Subscreve grátis a newsletter deHomem

Em que investir no início da vida adulta

empresario

Se achas que o post é sobre dicas de investimento de capital para ter um retorno fácil, esquece. Não há dinheiro fácil. Alcançar a independência financeira é uma longa jornada, e tens de investir noutras coisas no início da tua vida adulta, para mais tarde teres esse retorno financeiro. Até porque muito provavelmente não tens dinheiro no inicio da tua vida adulta para investir. Mas tens uma coisa vais valiosa que dinheiro: TEMPO. Mas em que deves investir o teu tempo? Bem, só há uma resposta: em ti mesmo.

LinkedIn/Currículo

Não subestimes o poder do LinkedIn ou de um currículo bem construído. São ferramentas para mostrar ao mundo o teu potencial e conquistar oportunidades. Investe tempo em fazer formações e cursos relevantes para uma área especifica, ou então várias áreas diferentes. Adquirir conhecimento teórico é fundamental para te destacares em um ramo específico ou até mesmo em vários. Isso demonstra a tua dedicação e o teu compromisso em te tornar um profissional de qualidade.

Como disse, podes investir o teu tempo em cursos/formações sobre o teu ramo, ou então em coisas mais gerais, que ainda assim são bastante apreciados pelas empresas, por exemplo Excel, liderança e gestão de equipas, gestão de projetos, comunicação ou vendas, entre vários. Qualquer empresa vai valorizar tu teres essas formações na hora de concorreres a uma vaga de emprego, mesmo que não seja necessário para posto que vais representar.

E não precisas de gastar muito dinheiro nisso, existem vários sites que podes fazer esses cursos extremamente baratos ou até gratuitos.

Experiência

Se queres ser empresário mas não tens dinheiro para “torrar” em empresas que vão falhar, de modo a obteres a experiência necessária até que consigas uma empresa que funcione, então investe em experiência noutras empresas. Isso permite-te que aprendas com a experiência e os erros dos outros. Permite te ter uma visão interna de como as coisas funcionam. Seja em várias empresas do mesmo ramo ou em vários ramos diferentes.

Caso prefiras trabalhar por contra de outros, essa experiência é adicionada ao teu currículo e extremamente valorizada numa entrevista de emprego, juntamente com o conhecimento teórico que falei em cima.

Além disso também te permite experimentar vários cargos/funções em múltiplas áreas de trabalho, até que descubras uma que realmente gostes.

A tua saúde

Saúde é uma boa base para o sucesso. Cuidar da tua saúde é fundamental para o teu crescimento pessoal e profissional. Exercício físico regular, alimentação equilibrada e sono de qualidade são pilares essenciais. Não apenas melhoras a tua saúde física e o teu aspeto, mas também aumentas os teus níveis de energia e melhoras o teu foco mental durante o dia.

Acho que não preciso de me alongar muito sobre o tema saúde, já costumo falar disto regularmente nos meus blogs.

Bónus:

Estes três tópicos que falei são uma boa base para investires o teu tempo, e é onde quase toda a gente investe no início da vida adulta. Mas se queres realmente te destacar dessas pessoas, é nos teus tempos livres que tens de continuar a aprender.

Viajar

Através das experiências de viagem, amplias a tua perspetiva, adquires conhecimento cultural, fortalece habilidades de adaptação e expandes sua rede de contatos pelo mundo. Conhecer novos lugares e culturas enriquece a tua bagagem, tornando-te mais flexível e preparado para desafios futuros.

Youtube

Sabias que o youtube é grátis e tens TUDO o que precisas lá? Quase tudo vá.

Isto quase que vai de encontro com o aprender com os erros dos outros que falei em cima. Ouvires um podcast de um empresário, ou de um empregado qualquer, seja em que ramo for, vai te dar sempre insights valiosos, diferentes perspetivas, informações atualizadas, ou até motivação e dicas para continuares a tua jornada.

Seja a ouvir Conversas do Karalho, com o Miguel Milhão – fundador e dono da Prozis, ou a ver os videos do João Zoio sobre finanças pessoais, mercado imobiliário e dinheiro em geral, aprendes sempre algo.

Ler

Não preciso de dizer grande coisa. Há séculos que se escrevem livros, e durante séculos se vão escrever. Existem livros para tudo e mais alguma coisa. Podes ler livros práticos com as melhores dicas de negócio, ou desenvolvimento pessoal, ou até história, o que é certo é que vais aprender sempre alguma coisa em cada livro que leias.

Outra forma de leitura, em que aprendes sempre alguma coisa também, é subscreveres a nossa newsletter grátis e leres estes blogs. Mais rápido que um livro, e aprendes sempre algo também.

Agora que já sabes Em que investir no início da vida adulta subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

arruinar a vida

Para de arruinar a tua vida aos 25

A maioria de vocês estão a arruinar as vossas vidas sem perceber. Matemática rápida, tu tens cerca de 29.000 dias de vida nesta Terra (esperança média de vida), subtrai aproximadamente

LER MAIS »
Scroll to Top