Subscreve grátis a newsletter deHomem

Red Flags para uma Relação Séria

relação toxica

Estes são os indicadores de que estás numa relação tóxica, ou que simplesmente não vai funcionar. Quando uma rapariga começa a mostrar qualquer um destes indicadores, o melhor é te afastares o quanto antes.

Ultimatos

Sempre que ela disser “ou eu ou [qualquer outra coisa]”, escolhe sempre a outra coisa. Isso não significa que gostes mais da outra coisa do que dela. Significa apenas que ela não está a respeitar as tuas escolhas. Se ela não respeita as tuas escolhas, então ela não merece estar ao teu lado.

Uma relação saudável é construída com base no respeito mútuo. Quando alguém tenta impor ultimatos ou forçar-te a fazer escolhas difíceis, isso é um sinal de falta de respeito. A pessoa certa deve valorizar as tuas decisões, mesmo que nem sempre concorde com elas. Porque as tuas escolhas são importantes e refletem quem tu és. E tu mereces alguém que respeite a tua individualidade e apoie as tuas decisões, mesmo havendo diferenças de opinião.

Claro que, é essencial manter um diálogo aberto e honesto. Deves tentar entender os motivos por trás das “exigências” dela e perceber se ela têm alguma insegurança que precises de trabalhar com ela, por exemplo. Se ela quiser trabalhar essa insegurança e começar a respeitar-te, força, estão juntos nisso. Quando ela apenas quer que faças o que ela diz, sem motivo nenhum, então já sabes: escolhe a outra coisa.

Se alguém tentar manipular ou controlar as tuas decisões, é um sinal de falta de respeito. Valoriza-te e esteja ao lado de alguém que genuinamente te respeite e apoie quem tu és.

Não te apoia

A tua namorada precisa de te apoiar, caso contrário, uma relação não funciona. O apoio dela é fundamental para o teu crescimento pessoal. Deve-te apoiar caso comeces um novo desporto, caso comeces um negócio, ajudar a concretizar os teus sonhos e objetivos, e apoiar até mesmo que precises só de mais um pouco de espaço.

Quando ela está ao teu lado mesmo que não acredite totalmente nos teus projetos, é uma demonstração de confiança e amor. Caso ela nunca te apoie em nenhuma das tuas decisões, pode querer dizer que ela quer que sejas só um fantoche dela, e só gosta de ti porque, provavelmente, tu és um fantoche dela.

No entanto, é importante lembrar que o apoio não significa concordar com tudo o que tu fazes. Claro que ela não te deve apoiar em comportamentos prejudiciais ou vícios. Ela deve expressar as suas opiniões e preocupações, e tu tens de a ouvir com respeito. O diálogo sincero é essencial para construir uma relação saudável.

Não gosta de dos teus amigos ou família

Se ela não gosta das tuas companhias sem um motivo aparente, e não os respeita nem respeita o teu espaço/tempo para estares com eles, então nunca vai funcionar. Então agora de repente vais deixar de estar com toda a gente só porque a tua namorada não “vai com a cara” de alguém? Não podes.

Vais acabar separado de toda a gente, o que te torna totalmente dependente dela. Isso nunca é bom. Nem para ti, nem para a relação, nem para as outras pessoas com quem costumavas estar.

A não ser que ela tenha um motivo para isso, por exemplo se os teus amigos te desencaminharem, mas mesmo assim a função dela é te aconselhar apenas. A decisão deve ser sempre tua, e não dela.

Uma mulher precisa de perceber que um homem gosta e precisa de passar tempo em família e amigos, e um homem a sério, num relacionamento sério, quer incluir a namorada nessa família e no círculo de amigos. Não há nada mais desmotivador para um homem do que não poder juntar os dois mundos, por isso a relação muito provavelmente não vai acabar bem a longo prazo.

Controlo

Quando uma mulher tira a tua autonomia e independência, isso gera um sentimento de sufoco e desgaste emocional, que prejudica a tua autoestima e limita o teu crescimento pessoal. Essa dinâmica negativa também tem um impacto negativo em outras áreas da tua vida, como amizades e até na tua carreira.

Quando uma mulher controladora começa a fazer questionários e joguinhos para te testar, é um sinal claro de que é hora de te afastares. Ou quando ela tende a te isolar de amigos e familiares, não respeita o teu espaço e tempo com eles, essas atitudes demonstram uma falta de confiança e respeito por ti. Manipulações emocionais desse tipo são sinais de uma relação tóxica, que prejudicam o teu bem-estar e não as deves tolerar.

Valoriza-te e escolhe estar com alguém que confie em ti e não está constantemente a testar a tua lealdade. Procura apoio e opta por um relacionamento onde sejas valorizado, respeitado e tenhas a liberdade de seres tu mesmo.


O teu papel

Tudo isto que falei sobre o que uma mulher não pode fazer contigo, também se aplica ao contrário. Tens de respeitar as escolhas de uma mulher, o espaço dela, e apoiar em tudo. Tens de incentivá-la a ser independente, forte e bonita.

E para poderes exigir isso de uma mulher, tens de fazer por merece-lo. Tens de ser 100% fiel, tens de lhe dedicar o teu tempo, tens de lhe dar carinho, tens de ajuda-la no que for preciso, tens de ouvi-la e sobretudo respeitar. O objetivo de uma relação é caminharem lado a lado, companheirismo, tornarem-se melhores em conjunto.

Agora que já sabes Red Flags para uma Relação Séria subscreve a nossa newsletter para seres o primeiro a receber as melhores dicas masculinas!

POSTS RELACIONADOS

Scroll to Top